A
Fercanorte tem disponível para os mercados de
Angola e
Moçambique uma gama completa de produtos de impermeabilização de base bentonítica, especialmente indicados para estruturas enterradas. Estes materiais, quando em contacto com a água, expandem. Estando confinados entre elementos estruturais ou entre estes e o terreno, preenchem todos os espaços livres que eventualmente existam, gelificam, e assim impedem a passagem da humidade.
Desta forma, combinam-se dois factores extremamente importantes: a impermeabilização do interior das construções e a protecção das estruturas resistentes enterradas (fundações e muros de contenção) à oxidação das armaduras e degradação dos betões, que se tem verificado cada vez mais como exigência por parte dos projectistas de estruturas.
TELAS BENTONÍTICAS VOLTEX:
Voltex destina-se à impermeabilização de superfícies horizontais e verticais de betão. Apresenta-se sob três formas diferentes:
Voltex - barreira geosintéctica de bentonite sódica, especialmente formulada para impermeabilização de estruturas de betão.
Voltex DS - barreira geosintéctica melhorada com aplicação em situações de grande pressão hidrostática. A uma das faces do Voltex/Standard, acrescentou-se uma tela de polietileno de alta densidade, melhorando assim, o nível de impermeabilização. Em conjunto, com a bentonite de sódio, já contida entre os dois geotêxtis, garante-se a ausência de qualquer passagem de água, para o interior da estrutura.
Voltex CRDS - é uma fórmula especial de Voltex, em que bentonite é aditivada com polímeros, tendo também acoplada uma tela de polietileno de alta densidade. Deve ser aplicado em obras em que as águas presentes, se encontrem com níveis de contaminação elevada ou salinidade.
Voltex é fornecido em paletes de 35 rolos, de 1.1 m x 5.0 m (192.5 m2), podendo ser produzido à medida para projectos especiais de grandes dimensões, desde que uma das dimensões seja de 5.0 m e a outra se compreenda entre 1.1 m e 40.0 m.
O peso do produto depende do conteúdo de humidade, podendo variar entre os 6 e os 7 kg/m2.
JUNTAS EXPANSIVAS WATERSTOP:
As juntas expansivas Waterstop destinam-se ao isolamento de juntas de betonagem ficando confinadas entre a peça de betão existentes e a nova peça a betonar. Devem ser aplicadas com recobrimento mínimo de 75 mm. Apresenta-se sob três formas diferentes:
Waterstop RX-101 - com secção rectangular de 20 mm x 25 mm. Fornecida em caixas com 30 m.
Waterstop RX-102 - com secção semicircular de 20 mm x 10 mm. Fornecida em caixas com 61 m.
Waterstop XP - para isolamento em ambientes de águas contaminadas. Com secção rectangular de10 mm x 15 mm. Fornecida em caixas com 48 m.
As juntas RX101 e RX102, fixam-se ao betão com recurso à malha
Revofix, fornecida com pregos para o efeito. A Junta XP é colocada com recurso quer à malha metálica
Revofix, quer ao selante/adesivo
Cetseal.
BENTONITE GRANULADA E BENTOSEAL:
Para a selagem de pontos críticos (esquinas, furos, uniões e possíveis rasgos no Voltex), pode utilizar-se a
bentonite granular em cordão ou pasta, misturando água, bem como o preparado pronto de bentonite com adição de polímeros com alto poder de expansão
Bentoseal, especialmente indicado para superfícies verticais e obras com águas de alta condutividade eléctrica.